Aventuras na Cozinha – 001

Fiquei na dúvida que criaria mais alguma coisa diferente para o blog além das resenhas, dicas de filmes e posts sobre a Flocos e cheguei a conclusão que enquanto eu tiver assunto coisas novas surgirão.

Eu sou um total desastre na cozinha. Definitivamente não nasci com o dom lindo que pegar coisas aleatórias da geladeira e transformar em algo comestível. Porém, não passo fome.
E para dar início ao novo conteúdo eu gostaria de dar dica de uma comidinha bem rápida e com um suco, beleza?

Ah lembrando que o post fica mais interessante pra quem mal sabe fritar um ovo.

Prato simples e rápido.

Você vai precisar de:

+ou- 400 gramas de carne moída
1 ou 2 batatas pequenas (eu uso da branca, nunca experimentei a batata rosa)
2 dentes de alho (se não curtir muito o gosto do alho pega um dente de alho só que fica mais fraquinho)
Uma xícara e meia de arroz (eu uso parboilizado que no final ele não fica grudado parece comida bem feita mesmo, além de levar menos tempo pra ficar cozido)
meio tablete de tempero sazon (de carne ou picanha)
meio tablete de tempero sazon (de frango)

Modo de preparo:

Pegue uma panela média coloque a carne moída e água até a metade (se a carne estiver congelada coloca mais água mas não muito pra não ferver e transbordar e molhar o fogão – já fiz isso e não aconselho haha).
Enquanto a carne vai cozinhando descasque as batatas (aconselho seriamente a usar uns descascador) e corte-as em cubinhos, deixa num pote separadinho e volta pra dar uma mexida na panela com a carne moída.
Ela leva em media de 30 minutos pra ficar bem cozida.
Coloque uma chaleira com água pra ferver.
Enquanto isso pegue outra panela (uma menor, lembrando que essa comida é pra 1 pessoa) para o arroz.
Coloque um pouco de óleo (não vai fritar batatas, é só um pouco mesmo), a quantia de arroz mencionada e agora vem duas opções: ou você pega um ralador e rala meio tablete de sazon (uso de frango, fica uma corzinha legal no arroz e um gostinho bom) ou você dissolve meio tablete de sazon em um potinho e então joga em cima do arroz que está na panela. Mistura o tempero, o óleo e o arroz e liga o fogo. O arroz vai começar a meio que fritar, ele muda um pouco de aparência, então lentamente vai colocando água até metade da panela.

Volta para a carne (que a essa hora vai estar cozinha e com pouca água) e coloca as batatas já em cubinhos dentro da panela (pra saber se tá pronta é só pegar um garfo e espetar a batata, se ela sair do garfo fácil vai tá bem cozida se tiver muito dura ainda é que tá crua) como a água da carne já vai estar quente as batatas vão cozinhar bem rápido. Então você pega aquele potinho maroto que você usou pra dissolver o tablete de frango para o arroz, e dissolve o tablete de carne (ou picanha).
Quando a água da carne estiver quase no fim você diminui o fogo e corta o alho (quem não curte muito ficar cortando taca no ralador de novo que sai todo bonitinho). Então coloca um pouco de óleo na panela, o alho já cortadinho e o tempero dissolvido (ou ralado). Dá uma mexida pra espalhar bem por toda a carne e pelas batatas e esperar pegar o gosto.
Uma dica legal que dou é ficar experimentando a comida a cada tempo pra ver se o tempero pegou, se já tá cozido, se não salgou demais…

Provavelmente o arroz já vai estar cozido (ou quase) aí é só esperar a água secar (coloca no fogo baixo pra não queimar o arroz), se ainda estiver cru coloca mais um pouco de água já fervida e vai experimentando. Lembrando de nunca se distrair na cozinha (uma olhada no twitter é o suficiente pra estragar todo um trabalho de uma hora – sério!).

E pronto!
Se quiser incrementar mais faz um miojo, corta um tomate, pega umas alfaces ou rúculas e tá feito.

SUCO DE PÊRA COM BANANA

1 Pêra (cortada em pedaços – eu fiz com casca mas quem quiser pode tirar, não sei se faz diferença no gosto final)
1/2 Bananas (sem casca e cortada em pedaços)
Alguns gelos ou um copo com água ou se preferir um copo de leite
E açúçar (ou adoçante ou nenhum caso seja diabético)

Joga tudo no liquidificador espera bater tudo e prontinho!
Antes de tirar o suco da jarra do liquidificador experimenta em um copo para saber se tá bom de açúcar se não ficou amargo e tal.
Qualquer coisa coloca mais uma bananinha que fica docinho e um cheirinho bom.

E tranquilo!

Quem fizer a receitinha diga nos comentários depois o que achou e se gostaria de mais dicas bobinhas de cozinha.

Por hoje é só
Beijo no queixo
Annie Bitencourt

Ps.: Se não ficar no teu gosto de sal e tempero, na próxima dá uma mudadinha, coloca um shoyu por exemplo ou se não gosta de tempero no arroz vai no sal que fica bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *