Filmes Brasileiros

Estava pesquisando agora a pouco uma maneira de poder assistir ao filme O Escaravelho do Diabo. Nunca li o livro e confesso que se não fosse o filme nem iria saber da existência disso. O que muitas pessoas acabaram me julgando por não ter lido os livros da coleção Vagalume.

Aparentemente o filme não fez muito sucesso, aqui em Novo Hamburgo nem chegou a estrear nos cinemas. E pela falta e decadência das locadoras fica praticamente impossível assistir ao filme de forma legalizada. Não só esse inclusive, vários outros filmes bons – brasileiros no caso – ficam praticamente escondidos em algum baú.

Ai tem aquela alternativa bonitinha chamada Netflix (sério, vocês podiam patrocinar o blog né?) onde, pelo que andei lendo por aí, tem a obrigação de ter uns tantos % de filmes brasileiros no
catálogo.

Tinha netflix até abril e lembro de ficar horas procurando filmes brasileiros. Que eu lembro tem Cidade de Deus, Hoje eu Quero Voltar Sozinho (que não tinha quando eu tinha netflix), o da Bruna Surfistinha, o do Carrossel, Tropa de Elite, Ó pai Ó, o da Grande Família, Chatô, ônibus 174, Jean Charles e o restante é apenas documentários ou comédias stand up. Central do Brasil que é um filme que nunca assisti infelizmente não está no catálogo. Como eu, uma pessoa que mora num lugar que acho que nem tem mais locadoras, faço para assistir o filme? E falo de forma legalizada. Praticamente não tem. Ou você assina Tv a cabo, ou assina o site da Globo mas acho que só tem novelas lá, ou assina Netflix ou torce pro filme que você quer ver ir para o cinema da sua cidade.

Muitos brasileiros não conhecem o cinema do próprio país. Eu confesso que fui muito odiadora de cinema brasileiro lá nos meus 16 anos. Porém assisti Auto da Compadecida e resolvi dar uma chance. Alguns anos depois assisti o maravilhoso Colegas (que acho até que flopou pois tinha pouco marketing) só que nessa época eu morava numa cidade que tinha 1 locadora. Que praticamente está falindo aos poucos. O que é uma pena.

Eu em particular prefiro pegar um filme numa prateleira da locadora depois de horas escolhendo e lendo as sinopses ou até mesmo por indicação do dono da locadora as vezes eu pegava uns filmes bons que nem sabia que existia. E era bacana porque tinha umas 3 estantes cheias de filmes brasileiros. Lembro que assisti vários na época, intercalando com as séries que também pegava na locadora antes de saber a existência dos torrents.

Qual o propósito do post? Bom, muita gente reclamou quando a Ancine deu aquela regrinha dos tantos % de filmes brasileiros que devia ter nas Tv a cabo e na netflix. O cinema brasileiro já é pouco divulgado. A não ser que você tenha Globo na sua casa você não consegue ver um filme do Brasil na tv. Até o SBT passa apenas filmes internacionais. Band também, e Record lembro que só passava Tropa de Elite. O que eu quero dizer é que o Brasil podia intestir mais na divulgação de filmes até pra despertar interesse e quem sabe acabar com esse preconceito bobo.

Ano passado, se não me engano, assisti uns filmes de suspense brasileiros que nem sabiam que existia pela falta de divulgação. E não são filmes ruins, eram bem cineminha pipoca como a maioria dos suspenses internacionais.

Agora mesmo saiu trailer de uma série brasileira do gênero terror. Eu fiquei tão impressionada que deu até aquele medo da globo voltar atrás e cancelar a exibição da série. Achei tão ousado uma emissora que sempre procura agradar 100% da maioria dos telespectadores investir numa série em um gênero pouco explorado aqui. Talvez até pra chamar aqueles telespectadores que estão nos torrents baixando the walking dead por exemplo.
Ano passado mesmo teve Amorteamo, uma série maravilhosa produzida pela Globo que infelizmente teve apenas 1 temporada. Seria falta de audiência? Medo de ousar? Não sei.

Eu realmente espero que daqui pra frente venham mais filmes brasileiros no catálogo da netflix pelo menos. Um lisbela e o prisioneiro seria maravilhoso inclusive. Um central do Brasil também.
Acho que já reclamei o suficiente e devo até ter fugido do assunto principal várias vezes. Mas sinto que consegui falar o que precisava.

Nem todo filme brasileiro é só comédia pastelão. Nem todo filme tem vários palavrões. Ou nudez em excesso. Se esse é o problema das pessoas evitarem o cinema brasileiro mas não taparem os olhos assistindo game of thrones.

Até indico pra vocês alguns que já assisti e gostei bastante: O Homem do Futuro, Auto da Compadecida, Colegas, O palhaço, Olga, Tropa de Elite e O Lobo atrás da Porta. E alguns já me disseram que 2 Coelhos é muito bom também, mas quando assisti não concordei muito com isso.

Enfim, desculpas se ofendi alguém de alguma maneira. Esse post foi um pouco de desabafo também.

Um beijo no queixo
Annie Bitencourt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *