Fim do “Assim Complica Né?”

the-end1

Recentemente tinha feito um post falando sobre coisas que me incomodavam a respeito do Enem. Pois bem, esse post era o capítulo 5 do Assim Complica Né, recebi um comentário (uma notificação no email hoje de manhã) nesse post. Uma menina que além me dizer que eu era esquisita por achar as questões de filosofia do Enem um nível superior ao que ensinam nas escolas (isso nas escolas que tem filosofia, porque tem muita escola pública que simplesmente não tem professor pra ensinar essa matéria) também disse que eu havia sido preconceituosa simplesmente porque achava injusto com os sabatistas terem que ficar mais tempo no lugar para só fazer a prova depois das 19h. Ela insinuou que eu tinha sido preconceituosa com sabatistas por ter falado isso. Porém, uma pessoa da mídia, bem aclamada pelo público, fez o mesmo comentário e não foi chamada de preconceituosa. Então sabatistas que leiam meu blog me digam se fui preconceituosa por ter achado injusto vocês ficarem até tarde em um lugar sendo que simplesmente poderiam fazer a prova em outro dia.
Quando eu criei o Assim Complica Né meu intuito era tentar trazer assuntos que eu mesma tinha medo de conversar em uma reunião com amigos. Não medo, mas tabu mesmo. Eu fiquei tão chateada com o comentário dessa moça que simplesmente nem consegui me concentrar na aula hoje direito. Que fique claro aqui, eu não estou criticando a moça apenas por ter exposto a opinião dela, mas sim do modo que ela fez isso. Eu li o comentário dela e fiquei me sentindo burra, e sei que não deveria ser assim.
Eu abordei assuntos aqui que achava serem importantes. Como o SUS, a falta de educação das pessoas nas ruas que saem atropelando todo mundo sempre na pressa, o fato de se importarem apenas com a beleza externa das pessoas e ignorando suas personalidades, e o assunto que achava vital o tráfico de mulheres. São assuntos que eu, por exemplo, não vejo sendo abordados em nenhum site como G1 ou até Portal R7.
E como todo ser humano cometo erros. Isso é óbvio. E sempre peço para deixarem seus comentários e até me avisarem se errei em alguma informação ou algum assunto. Pois eu não sei tudo na vida. Na verdade não sei nada da vida. Só que felizmente estou sempre aprendendo algo.
Anos atrás eu daria risada junto com aqueles vários marmanjos que falam “feminazi”. Hoje eu me dou conta do que errei e ainda erro e tento ao máximo corrigir.
Recapitulando: eu não tive intenção nenhuma de ofender sabatistas. Até porque quem sou eu para ofender alguém ou debochar de seus costumes e tradições? Ao meu ver eu não ofendi ninguém. Inclusive achava até que estava do lado dos sabatistas. Novamente peço, se eu fui preconceituosa me falei como eu fiz esse preconceito.

Achei sim que a maneira que a moça se expressou foi praticamente um ataque. Existem diversas maneiras de expressar uma opinião sem parecer um ataque direto que pode sim vir a ofender alguém.

Não deveria falar aqui mas acho patético guardar isso só pra mim. Então vou confessar pra vocês que esse simples comentário, de mais ou menos 15 linhas, estragou minha manhã inteira. Eu fui mal pro meu curso e fiquei a aula inteira pensativa. Ficava imaginando no que eu teria errado tão feio para ter sido chamada de preconceituosa. E isso ficou martelando tanto na minha cabeça que eu cheguei do curso e tive que vir correndo escrever.

Com isso finalizo dizendo que o Assim Complica Né acabou. Não farei mais posts semelhantes. Uma pessoa extremamente tímida como eu sente um peso enorme em falar sobre assuntos que nem os que tratei aqui no blog anteriormente. O medo da crítica acaba superando a sensação de alívio por falar algo que as vezes fica entalado na garganta. Hoje aguento bem mais críticas do que antes. Mas ainda não aguento ataques ou grosserias.

As resenhas de livros, filmes e séries irão continuar óbvio. As listas de música também (que não estou fazendo porque estou sem ouvir música nova faz um tempo) e claro minhas postagens pessoais de coisas que fiz no dia e o Quimicando.

Bom, por hoje é só!

Um beijo no queixo
Annie Bitencourt

2 opiniões sobre “Fim do “Assim Complica Né?”

  1. Poxa, eu gostava dos posts do Assim Complica Né?
    E realmente não pareceu preconceito o que falou dos sabatistas, mas eu não sou sabatista pra poder dizer se é ou não, né?
    De qualquer forma, vou continuar acessando seu blog porque gosto dos seus posts :*

  2. Annie, o pior é que isso é tão comum…como a gente tem blog aberto, sempre pode cair alguém interpretando de outra forma o que queremos dizer. Ou que simplesmente discorde mesmo, fazer o quê. Não acho que você devia encerrar os posts da série, mas acho mais ainda que você só deve fazer coisas que te façam bem. E se ficar longe de ~polêmicas aqui é uma coisa que vai te deixar mais tranquila, dou o maior apoio 🙂

    Beijo e fica tranquila!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *